janeiro 24, 2017

Metodologia Inovadora

Utilizamos um conceito de educação chamado “Problematização”, idealizado por Paulo Freire o qual foi um dos mais importantes educadores brasileiros. Paulo Freire dizia que a compreensão do mundo começa pelo entendimento da palavra, sendo a palavra o elemento gerador de todo o processo de educação. Entendia também que os encontros deveriam acontecer em círculos de cultura, pois é nesses círculos que as culturas dos povos do mundo se desenvolvem, enfatizou a importância do diálogo em oposição ao monólogo e a utilização da curiosidade epstemológica como força motriz da aprendizagem em oposição ao conceito de curiosidade inocente.

Nossa metodologia utiliza a problematização de situações de emergências (acidentes de trânsito, fraturas de braços e pernas, sangramentos de grande volume, infartos cardíacos, desmaios, hipoglicemia, etc) como elemento principal do processo, nossas dinâmicas desenvolvem-se nos círculos (“de cultura”). O diálogo é a principal ferramenta utilizada por nossa equipe técnica e substitui as aulas expositivas que tornam os cursos monótonos e pouco produtivos.

As dinâmicas colocam o estudante em posição ativa, dessa forma participam como socorristas desde o início do curso, estimulando além do raciocínio para tomada de decisões, o trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas.

Ao final do curso, os estudantes adquirem a confiança para atendimentos reais.