Rally dos Sertões

Rally dos Sertões

 

Há 24 anos, ocorre no Brasil um evento off road, sob a supervisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), chamado Rally dos Sertões. Este ano o evento terá largada no dia 20 de agosto em Goiânia (GO), passará por Goianésia (GO), Santa Terezinha de Goiás (GO), Aruanã (GO), Barra do Garça (MT), Coxim (MS), Aquidauana (MS) e irá terminar em Bonito no dia 26 de agosto. Em 2016 as equipes percorreram 3212 km, sendo esta considerada a edição mais técnica da história dos sertões. Esse ano o Rally completará 25 anos, sendo que esta edição comemorativa vem sendo esperada por todos os amantes do automobilismo off road.

Atendimento em regiões remotas e condições extremas

O evento é conhecido por ser realizado em condições muito extremas, nas mais belas paisagens do sertão brasileiro, o trabalho dos competidores, das equipes técnicas, das equipes  apoio e das ações sociais são dificultados pelo clima extremo, insetos, limitação para todos os tipos de recursos (alimento, comunicação, água, conforto, etc), além de diversos riscos como animais (esse ano as equipes irão acampar em locais com onças, jacarés e candirus) e relevo. Há ainda a dificuldade encontrada no próprio percurso, pois as trilhas por onde o evento passa possuem todos os tipos de armadilhas.

Os hospitais de referência para atendimento ao trauma ficam muitos quilômetros distante do “autódromo”, assim todos os pacientes são transportados com helicóptero, por esse motivo as equipes de resgate em terra necessitam de um raciocínio rápido para tomadas de decisões importantes para garantir o bem estar do paciente que precisará viajar algumas horas voando até chegar ao hospital, para isso a técnica de atendimento precisa ser sistematizada e treinada.

Táticas, técnicas e integração

Muitos conceitos são importantes, principalmente o funcionamento tático correto, já que a equipe é composta por muitos homens, com diversas funções, que trabalham em diferentes serviços de emergência, dessa forma além de treinar é preciso integrar a equipe.

Este ano, o Instituto O2 de Primeiros Socorros teve a honra em realizar uma parceria com a Vigor Logística em Saúde, com isso treinamos a “Sistematização do Resgate Veicular” da equipe médica do Rally dos Sertões de 2017. Esperamos que o trabalho dos socorristas não seja necessário, mas caso haja necessidade temos a certeza que todos serão atendidos pela melhor equipe disponível no mercado brasileiro e nosso instituto está muito feliz por poder ter participado dessa preparação.

Equipe médica treinada, que venha o 25º Rally dos Sertões!!!