Primeiros Socorros – Engasgamento
fevereiro 10, 2017DEA Drone
março 10, 2017
Massagem Cardiaca salva vidas!!
Era uma quarta feira chuvosa, saímos da base do SAMU em código 3, o chamado era para atender um professor de quarenta anos com dor no peito…
Chegamos em frente a escola e precisávamos virar a ambulância pois o acesso era na mão oposta da via, entretanto no meio da rua, sob a forte chuva, estavam diversas professoras acenando para a nossa viatura.
Entramos, no chão havia um homem convulsionando e uma senhora sobre ele, chorando muito mas realizando a massagem cardiaca no tórax do morimbumbo de maneira eficiente.
Continue fazendo a massagem cardíaca
“Continue fazendo o que a senhora está fazendo”, gritei de longe enquanto me aproximava. Imediatamente coloquei as pás do desfibrilador sobre o tórax do homem e o monitor me mostrou o ritmo cardíaco de fibrilação ventricular. “Todos se afastem, choque no três, 1, 2, 3… choque entregue!”. Iniciamos o protocolo de ressuscitação cárdio pulmonar com suporte avançado de vida! Trinta compressões torácicas eram intercalaras por duas ventilações, esse trabalho era feito por mim e pelo motorista, enquanto o enfermeiro colocava os eletrodos no tórax desnudo e conseguia um acesso venoso.
“Dois minutos”, informou o enfermeiro, reavaliamos o ritmo e o monitor persistia informando uma fibrilação ventricular. Mais um choque entregue, seguido de ciclos de trinta compressões para duas ventilações e um miligrama de adrenalina endovenosa.
Antes de completarmos os cinco ciclos planejados de compressões e ventilações, o homem começou a se mover espontaneamente! “Pare as compressões”, pedi ao motorista. “Senhor, senhor, consegue me ouvir?” O homem disse: “Socorro, não me deixe morrer!” Continuei a perguntar: “O senhor está sentindo alguma coisa?” O homem disse que o peito estava doendo muito, somando ao restante do quadro clínico concluí que se tratava de um infarto agudo do miocárdio.
Fomos bem sucedidos graças a senhora que realizava a massagem cardiaca
Embarcamos o paciente e terminamos de estabiliza-lo para tornar o transporte seguro até o hospital, no caminho continuamos conversando e o entregamos no pronto socorro consciente e sem lesão cerebral aparente!
É extremamente raro fazer o coração de um paciente voltar a bater quando a parada cardíaca acontece fora do hospital, muito mais raro acontecer de o paciente “ressuscitado” ter alta hospitalar, já que a maioria morre durante a internação. Portanto, conseguir reanimar um paciente na rua e entregá-lo ao hospital consciente e sem lesões neurológicas é o maior sucesso que uma equipe de resgate pode ter na vida! Aquele era um dia especial!
Por isso, antes de sair da escola, toda a nossa equipe deu os parabéns para aquela faxineira, perguntamos onde ela havia aprendido a fazer aquilo, ela disse ter feito um curso de primeiros socorros no passado, mas nunca havia precisado usar os conhecimentos! Dissemos: “Foi a senhora que salvou a vida dele, pois caso a senhora não tivesse realizado as compressões torácicas de maneira adequada, não daria tempo para que nossa equipe pudesse ter sucesso, pois o cérebro dele iria ter permanecido muito tempo sem oxigênio”, já que a cada minuto sem oxigenação, perdemos 10% da chance de sobreviver. Demoramos mais de dez minutos para chegar, estava chovendo muito e o trânsito nunca nos ajuda.
Uma vida salva representa uma história de vida, sonhos…
Esta senhora não salvou apenas a vida desse professor, salvou também os sonhos de toda uma família! Salvou o marido que junto com a esposa planejaram um milhão de coisas. Salvou o pai que vai ver a filha crescer e ajudá-la a ser uma cidadã melhor. Salvou um professor que vai educar futuros médicos, engenheiros, faxineiros…
Todos deveriam aprender primeiros socorros!
Obs.: O termo “Massagem Cardiaca” é usado nesse texto por tratar-se de um diálogo com o público leigo, o termo convencionado como correto é “Compressão Torácica”.
Importantes reflexões:
- Você sabe fazer massagem cardiaca (compressão torácica) de modo eficiente?
- Você sabe operar um desfibrilador externo automático?
- Na escola do seu filho o corpo técnico sabe fazer massagem cardiaca (compressão torácica) ou operar um desfibrilador externo automático?
- Você sabia que infarto agudo do miocárdio pode provocar uma parada cardíaca?
- Você sabia que pessoas com hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo são grupo de risco para infarto agudo do miocárdio?
- Você sabia que o tempo médio de chegada de uma ambulância é superior a 15 minutos?